Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Estudo Bíblico - 01 - A Parábola do Semeador

 A Parábola do Semeador

 Mateus 13:1-9 – “Tendo Jesus saído de casa, naquele mesmo dia, estava assentado junto ao mar; e ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Grifo Nosso)

Marcos 4:14-20 – “O que semeia, semeia a palavra; E, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações. E da mesma forma os que recebem a semente sobre pedregais; os quais, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; mas não têm raiz em si mesmos, antes são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizam. E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. E estes são os que foram semeados em boa terra, os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um trinta, e outro sessenta, e outro cem.”

 

Introdução:

         NAQUELE MESMO DIA

            “Saindo Jesus de casa, assentou-se a beira-mar; E grandes multidões se reuniram perto dele, de modo que entrou num barco e se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E muitas coisas lhes falou por parábolas, e dizia: - Eis que o semeador saiu a semear.”

            Naquele mesmo dia

Dia de amarga polêmica quando os discípulos comiam do trigo que esfregavam com as mãos, num dia de sábado. Em dia de outro sábado, quando Jesus restabeleceu a mão ressequida de um homem na sinagoga e os murmuradores religiosos começaram a maquinar como tirar-lhe a vida. Mateus 12:14 – “E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem”. Foi quando, sabendo disto, afastou-se dali. Muitos o acompanharam e a todos curou.

Jesus havia rompido com as autoridades religiosas para cumprir incansavelmente a sublime e indispensável obra d’Aquele que o enviara, cumprindo o que está escrito em Eclesiastes 11:6 – “Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.”

 Mateus 13:2 – “Entrou num barco”.

- Entrou num barco. Num barco e não no barco.

- Barco, encostado na terra como seu púlpito.

Nota: Todos nós temos um púlpito para anunciar a Palavra. Mas para o Senhor que não tinha onde reclinar a cabeça não lhe prepararam coisa alguma. Todavia ele preparou a cada um de nós, como o seu púlpito, falando para os nossos corações, lançando a preciosa semente para que Ele possa falar através de seus porta-vozes a Palavra revelada sem os acréscimos e omissões. (A boca fala do que o coração está cheio.)

- Palavra proferida às multidões, mas também aos seus discípulos. Palavra revelada, revelando coisas novas.

 Marcos 4:14 – “A semente é a Palavra de Deus”.

- O que semeia, semeia a Palavra em todas as qualidades de terra. Semeia a Palavra sem observar o vento nem as nuvens. Isto é: Semeia a Palavra, não suas próprias ideias e opiniões. Não desperdiça o tempo censurando qualquer uma das várias seitas do mundo.

- Boa audição e tão essencial como boa pregação. A fé, vem pelo ouvir, e, o ouvir da Palavra de Deus. 

Marcos 4:15 – “Os que estão junto do caminho”.

- Junto do caminho e não no caminho.

- Coração endurecido como a terra pisada a beira do caminho. Na verdade, somente o transitório, terra interessa. Para estes, tanto faz; a glória e as bênçãos dos céus e o horror do inferno não significam coisa alguma. Vem as aves dos céus e as comem. Cantares 2:12 – Aparecem as aves cantando e apresentando um enganoso jardim. São as falsas doutrinas sem nenhum respaldo bíblico, não crendo conforme diz as Escrituras. Somente aparência, formalidades exteriores que impedem o ouvir a voz da rola. Satanás tira a palavra semeada nos seus corações.

 

A semente semeada em solo a beira do caminho:

- Aqui, vemos não somente os maus, mais os indiferentes e todos os que não deixam a semente penetrar. São os que não se interessam porque os corações estão endurecidos.

- E corações endurecidos e não quebrantados, não tem nenhum valor para a fé que salva. Não entendem que somente a Palavra de Deus enriquece a alma. Temos que estudá-la para compreendê-la. João 5:39-40 - “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; e não quereis vir a mim para terdes vida”.

Marcos 4:16 – “Que recebeu a semente sobre pedregais”.

Pedregais - Terra sobre rocha. Nasce logo porque não há profundidade de solo. São os pecadores (alguns) que ouvindo a Palavra logo a recebem com alegria. Aceitam-na SUPERFICIALMENTE. Não há profundidade de experiências.

Superficialidade – Sem constância, sem estabilidade não tem perseverança.

Pedras – Muitos fundamentos, não assumem nenhum comprometimento com a Palavra.

 Marcos 4:18 – “Semente entre os espinhos”.

Este solo é bom, é fofo e tem profundidade. Quer dizer que o coração é aberto e dotado de muito talento.

- Mas não pode produzir trigo e joio juntos.

- Erro de muitos – Esperar que a Palavra de Deus sufoque os espinhos. Absolutamente não! Temos que capinar nosso coração.

- Quem são estes?

1. Os que deixam “os cuidados do mundo” sufocar a Palavra.

2. Os que deixam “as riquezas” sufocarem a Palavra.

3. Os que deixam “as ambições de outras coisas” sufocar a Palavra.

4. Os que deixam “os deleites da vida” sufocarem a Palavra.

Nota: São todos os crentes que estão tão ocupados, que não acham tempo para orar, ler a Palavra de Deus e ensiná-la aos filhos.

- Agenda lotada de tanta coisa que não sobra lugar para o Reino de Deus, que está longe de ocupar o primeiro lugar. Este na verdade já é resto, isto, se já não acabou até o restinho. Não entendem João 15:5 – “Sem mim, nada podeis fazer”.   

- Doutrina da prosperidade sedutora.

- Somente Laodiceia Interessa.

- Não priorizam a obra de Deus.

- Estão tão entorpecidos que ignoram que tudo que possuem não tem poder para prolongamento de um dia de vida. É uma escolha ERRADA.

 Marcos 4:20 – “A Semente semeada em boa terra”.

       1. Coração lavrado por Deus, e os espinhos arrancados.

2. Os que ouvem a Palavra e a praticam.

3. Os que produzem fruto, o que representa o grande alvo do SEMEADOR.

 

 Finalizando –

- Apesar de o solo material não ter culpa se estiver duro, cheio de pedras e infestado de espinhos; nós, no espiritual somos responsáveis se o nosso coração estiver:

1. Endurecido - Se não estiver aberto para a Palavra de Deus.

2. Cheio de Pedras – Mistura. Sem separação, que quer dizer separado para fazer a vontade de Deus.

3. Sufocado ou infestado de espinhos – Se deixarmos as coisas transitórias – terrestres sufocarem a Palavra de Deus.

- Encerrando, dizendo, que cada um pergunte a si mesmo: - Meu coração está em condições para produzir CEM por UM, ou Sessenta por Um, ou mesmo Trinta por Um?

Bispo Emir Castro de Macedo

 

Reflexões Bíblicas.

 Estudo Inédito do Bispo Emir Castro de Macedo JFMG,05nov25  Reflexões Bíblicas. O fogo do Espírito Santo “Eu vos batizo com água, par...