Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Ninguém pode servir a dois senhores.

 Escrito por Bispo Emir Castro de Macedo

Ninguém pode servir a dois senhores.

Façamos nossas as palavras de Davi no Salmo 119:105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”. Meditar na Palavra de Deus equivale a relembrar-nos das trágicas consequências de uma atitude contrária à vontade revelada de Deus. Lutar contra a Palavra para satisfazer o EGO ferido e procurar curá-lo e não destruí-lo de uma só vez, pode levar o incauto a uma ação impossível de voltar atrás – Hebreus 6:4.

Em Mateus 27:24, Pilatos lavara as mãos perante o povo, dizendo: “Estou inocente do sangue deste justo, fique o caso convosco”. Mas será que Pilatos escapou dos acontecimentos que envolveram a crucificação de Jesus? A quem chicoteara e condenara à morte? Teria ele ficado tranquilo quando o véu do templo foi rompido em duas partes? Não podemos amoldar a Palavra às nossas razões humanas, aos nossos interesses mesquinhos e pessoais, e sim à submissão à VIVA E EFICAZ Palavra de Deus, reconhecendo que só a Palavra pode tornar cada um de nós um vaso de honra para ornamento da glória celeste.

            Pilatos mutilou Jesus para apresentá-lo à multidão. Muitos estão procedendo da mesma forma quando, por interesses meramente humanos, materiais, pecuniários e defesa do EGO, deformam a Palavra de Deus. Lembremo-nos de Apocalipse 19:13 – “Estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a palavra de Deus”. Como ter comunhão com um representante que se torna indigno e que abusa de sua condição de direção para atingir seus próprios fins? Que, na verdade, representa a si próprio, ocasionando opressão àqueles que se encontram sob sua autoridade. Mas Deus está alerta para as necessidades dos oprimidos espiritualmente, e levará os opressores a um ajuste de contas. A Palavra de Deus é imutável e se cumprirá aos que se recusam deliberadamente a entender a luz e persistem em andar em trevas.

            Agora, uma pergunta: Como você reagiu emocionalmente quanto às últimas palavras lidas neste livro? Ficou irritado por ver abordada uma questão tão íntima? Se essas coisas incomodam é porque confirmam as palavras do Senhor Jesus: “Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou há de aborrecer-se de um, e, amar ao outro; ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” – Mateus 6:24.

Quando Jó perdeu tudo, rasgou o seu manto, rapou a cabeça, lançou-se em terra, e adorou – Jó 1:20. Que confirmação maravilhosa da continuação do Alfa de Jó, que perseverou reagindo à insinuação da própria esposa para que se revoltasse contra Deus, estando no monturo, em cinza, se raspando com um caco – 2:8-10. Caminhou espiritualmente para o Ômega, e mudou o Senhor a sorte de Jó e deu-lhe em dobro de tudo o quanto antes possuíra – Jó 42:10.

           Olhando esses fatos de um ponto de vista meramente humano, eu seria o primeiro a condenar a prática tão comum de explorar o pobre, seja por meio dos interesses econômicos, ou pela manipulação religiosa. Contudo, tenhamos cuidado para não contrariarmos a Palavra de Deus. Precisamos, antes, enxergar essas coisas mediante a perspectiva divina. Ler Lucas 6:38. A Palavra de Deus é para os ricos, pobres e classe média. Ler Marcos 12:42-44 – A viúva pobre. Jesus não disse à viúva que ficasse com seu dinheiro. Pelo contrário, Ele a louvou, porque em seu coração sabia que Deus cuidaria dela, pois aquelas duas pequenas moedas eram como duas sementinhas plantadas no coração dele e que fariam multiplicar os dons dela em sua conta divina.

 De maneira nenhuma, podemos aceitar os que se especializam na exploração econômica do servo ingênuo, que usam suas técnicas de controle de massas, criando cenas de histeria com promessas de libertações, curas, expulsão de demônios, preces poderosas, oração forte, sempre em troca de uma oferta para aquela obra. Não podemos deixar as bênçãos e promessas que vêm da obediência à poderosa Palavra de Deus.

            Deus há de guiar as Suas ovelhas, protegendo-as dos lobos que, disfarçadamente, entram no meio do rebanho. “Pelos seus frutos os conhecereis”.

            I Reis 17:8-16: Deus ordenara ao profeta Elias que fosse a Sarepta e se alimentasse dos poucos recursos de uma pobre viúva.

            Ele não pode ser considerado egoísta, insensível e cruel, porque pediu uma parte do “restinho” de alimento que a mulher possuía para si e seu filho. Ele não estava sendo cruel, pois estava confiando na fidelidade da Palavra de Deus. Logo em seguida, ele disse: “Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: a farinha da tua panela não se acabará e o azeite de tua botija não faltará, até ao dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra”.

            II Reis 5:15-16: O profeta Eliseu não aceitou de Naamã um presente por o haver curado, porque não quis invalidar a graça divina. Geazi, o moço de Eliseu, agiu com cobiça – II Reis 5:20-27 – ficando também com suas sequelas.

            Não podemos nos esquecer da necessidade de uma comunhão cada vez maior com Jesus. Somos falíveis e, muitas vezes, teimosos; e como custam caro nossas transgressões e erros. No entanto, como são maravilhosos o perdão e a restauração de Deus, o Pai, cujo caminho é o Senhor Jesus Cristo. Precisamos ver a nós mesmos na Bíblia. Leiamos o Salmo 51, como nossa confissão e reconhecimento de pecado, e demos o grito de júbilo pelo perdão e restauração do Salmo 32.

            Tenhamos em mente o Salmo 105:37-41. Deus ainda livra os Seus da opressão e do perigo, e ainda lhes dá tudo de que necessitam – quando confiam nele e lhe obedecem. Aqueles que, sem reservas, confiam em Deus e, pela Sua graça, andam em Seus caminhos, são guiados pela fé, obediência, e pela oração e meditação em Sua Palavra.

Tenhamos o devido cuidado com aqueles que, antes, manejavam os dízimos e ofertas alçadas e pregavam a necessidade destes para o sustento e o crescimento da obra de conformidade com a Palavra de Deus, e perderam tal primazia.

            Hebreus 7:6-8 afirma: “Entretanto, aquele cuja genealogia não se inclui entre eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as promessas. Evidentemente, é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior. Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive”.

            Lucas 11:42, Mateus 23:23 “Mas ai de vós, fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças, e desprezais a justiça e o amor de Deus; devíeis, porém, fazer estas coisas, SEM OMITIR AQUELAS”. Observação: Omitir é deixar de fazer; sem omitir, sem deixar de fazer.

            Portanto, os que pregam contra o dízimo estão contrários à Palavra e não podem estar na direção de nossas Casas de Oração e nem ostentar um cargo ou título bíblico na igreja. Quanto ao praticar a entrega do dízimo, é um ato de fé; deve ser espontâneo e não obrigatório. Mas pregar contra o dízimo é inadmissível. O dízimo é uma bênção para o que dizima e para o crescimento da obra.

            Referências bíblicas sobre o dízimo: Levítico 27:30-33; I Samuel 8:15-17; Gênesis 14:20; 28:13,22; Números 18:24-26; Deuteronômio 12:11, etc.

            As grandes promessas de Deus ao dizimista:

            Malaquias 3:10-12 – “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos”.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Jesus na Casa de Simão, o Leproso

 Escrito por Bispo Emir Castro de Macedo

Jesus na Casa de Simão, o Leproso

            “E, estando ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com preciosíssimo perfume (unguento) de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça. E alguns houve que em si mesmos se indignaram, e disseram: Para que se fez este desperdício de unguento? Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros, e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela. Jesus, porém, disse: Deixai-a, por que a molestais? Ela fez-me boa obra. Porque sempre tendes os pobres convosco, e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes. Esta fez o que podia; antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura. Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória. E Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais dos sacerdotes para lho entregar.” Marcos 14:3-10

Uma mulher

            Verso 3: “Estando Jesus em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com preciosíssimo perfume, de nardo puro, de muito preço, e quebrando o alabastro, derramou o BALSAMO sobre a cabeça de Jesus.”

            Nota:

            - O perfume não era tão somente caríssimo, mas, preciosíssimo.

            - Maria (a mulher), não apenas abre o vaso para tirar, servir umas gotinhas ao Senhor Jesus, mas ela quebra o vaso e derrama todo o seu preciosíssimo conteúdo sobre a cabeça dele.

            Discípulos indignados

            - Falsa caridade.

            - Caridade para os bolsos e desperdício para Jesus.

            Diferença de Maria para os discípulos

            a - Discípulos – Dinheiro.

            b - Maria – Coração em Jesus.

            c – Maria não tem medo das críticas ao servir o SENHOR.

            d – A perseverança de Maria - Vence os críticos.

            e - A ação de Maria- somente agrada a Deus - Hoje muitos estão interessados na aparência que só agrada aos homens.

            f - Maria entendia que a sua salvação vem do Senhor Jesus – A salvação pela caridade, anula a salvação pela graça. Entendendo que, as obras, caridades, são necessárias pois, a fé sem obra é morta. Mas salvação pela caridade anula o Sacerdócio de Cristo.

            No sepulcro

            - Quando as mulheres chegaram ao sepulcro de Jesus com perfumes- chegaram tarde.

            7ª lição – Maria fez no tempo certo. Verso 8 – “Maria fez o que podia; antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura.”

            - Hoje: Os mortos recebem mais flores do que quando estavam vivos.

            - Flores aos mortos: Pode ser dor de remorso.

            - Maria fez o de melhor, tudo no tempo certo e para a pessoa certa. Ela fez para sua posteridade.

            O que estamos fazendo hoje para nossa posteridade e eternidade?

            Exemplo: O que fazemos hoje, pode mudar o pensamento e coração de uma pessoa para sair do “eu te odeio”, para o “eu te amo”.

            Como estamos investindo nos nossos filhos? Como estará a igreja no dia do arrebatamento? A maior necessidade de nossos filhos é Jesus.

domingo, 21 de junho de 2026

Jesus a Fonte de Água Viva

 Escrito por Bispo Emir Castro de Macedo

Jesus a Fonte de Água Viva

“E no último dia, o grande dia da Festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém têm sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.” João 7:37-39.

“Os filhos de Israel beberam da Pedra que os seguia. E beberam todos de uma mesma pedra espiritual, porque bebiam da pedra espiritual, e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, pelo que foram prostrados no deserto.” I Coríntios 10:4-5.

JESUS PÔS-SE DE PÉ E CLAMOU:

Foi no último sábado da Festa dos Tabernáculos. A grande multidão está se alegrando com trombetas e aleluia. Lembrança do passado, da água que seus ancestrais bebiam no deserto.

Onde e como estava Jesus nos demais dias da festa? Participando de tudo, sem ser notado. Estavam todos voltados para uma cerimônia do passado, lembrando­ se de uma pedra que ficou para trás.

Hoje, estamos num primeiro dia desta festividade, e o Senhor Jesus nos convida a beber de uma Pedra que está dentro de nós que é a água viva, é água corrente que jorra constantemente e abundantemente como rios. (Hoje o Senhor é o primeiro e princípio, mas será o fim amanhã?)

Como estamos hoje e estaremos nos demais dias?

Deus estará se agradando de nós? Ou a maior parte será prostrada, com um deserto na mente e no coração, pelo MURMÚRIO, QUEIXA CONTRA OS QUE COM TANTO AMOR E SACRIFÍCIO programaram a realização desse retiro que é espiritual.

JESUS CLAMOU:

Clamou no passado no final de uma festa e está clamando agora no tempo do fim: Clamando com grande amor e ternura e com grande insistência, mas pronto a perdoar os nossos pecados, garantir a nossa salvação, renovar em nós o seu Espírito Santo e batizar os que ainda não receberam. Precisamos estar prontos para o recebimento de suas promessas.

Quanto mais nos enchemos de Cristo, tanto mais alegres estaremos.

“Se alguém tem sede”

“Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.” Mateus 5:6

“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” Salmo 42:2

Amados, vamos dar crédito ao Seu amoroso convite: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

VENHA A MIM: Deixe a cerimônia e receba a minha pessoa (Jesus).

Implica não só vir a igreja, aos cultos, as reuniões, mas antes de tudo - A ELE.

VENHA A MIM: Quem? Todos os cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei.

E BEBA - Nos cultos, nas orações, na leitura e pregação da Palavra.

Beber dele em primeiro lugar todos as manhãs. Isaías 50:4“O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem.”

Jesus nos convida para salvar e o Espírito Santo nos procura para usar.

Verso 38 - Rios de água viva correrão do seu ventre:

Os crentes, não terão apenas um cálice, ou um cântaro de água viva tirada da fonte, mas sim, RIOS DE ÁGUA. Não somente um rio.

Água viva correrá do seu interior, das profundezas da alma. Não rios de doença, nem rios de maldição, nem rios de calúnia, nem de contendas ou outra qualquer coisa, mas rios de água viva se beberem somente de Cristo Jesus - O Senhor. Que esta mensagem, penetre no interior de todo o nosso ser, para que nestes dias possamos beber desta Fonte de Água Viva - JESUS e nos alimentarmos do Pão da Vida - JESUS - Construindo a nossa casa sobre a Rocha, tendo a Rocha dentro de nós. A Palavra do Espírito.

Ninguém pode servir a dois senhores.

 Escrito por Bispo Emir Castro de Macedo Ninguém pode servir a dois senhores. Façamos nossas as palavras de Davi no Salmo 119:105 : “Lâmp...