Extraído do Livro Estudos Bíblicos - Volume 02 - Pág: 47
Os Dois Alicerces
(Mateus 7:24-27)
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” Mateus 7:24-27.
Os dois alicerces
Todos os homens se identificam na sua construção que é: - Carne e sangue = Alma vivente, que pecou e recebeu a sentença de morte.
A tempestade ou vendaval
A tempestade que bate em um que é alma vivente, é a mesma que bate no outro Espírito Vivificante.
Todavia o efeito produzido é diametralmente oposto.
Discernimento
Apesar de serem idênticos no exterior a diferença está no alicerce que é o Espírito Vivificante da Palavra do Espírito.
Diametralmente oposto
1ª Casa: Alicerce ou fundamento: Areia, superficial, transitório = terra.
Tudo desaba ao primeiro temporal que leva a perdição e ao inferno.
2ª Casa: Alicerce ou fundamento: Palavra de Deus. Rocha – Raiz da videira verdadeira, que se interpõe entre o céu e o inferno.
Perdão, vida, salvação eterna, Céu.
Fundamento: Alicerce ou base.
Vacilaram os fundamentos dos céus.
2 Samuel 22:8 – “Então se abalou e tremeu a terra, os fundamentos dos céus se moveram e abalaram, porque ele se irou.”
E se descobriram os fundamentos da terra.
2 Samuel 22:16 – “E apareceram as profundezas do mar, e os fundamentos do mundo se descobriram; pela repreensão do Senhor, pelo sopro do vento das suas narinas.”
Fundamentos de pedras de valor.
1 Reis 7:10-11 – “Também estava fundado sobre pedras finas, pedras grandes; sobre pedras de dez côvados e pedras de oito côvados. E em cima delas pedras de grande valor, lavradas segundo as medidas, e madeira de cedro.”
Fundamentos da terra.
Jó 38:4-6 – “Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina...”
Salmos 82:5 – “Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam.
Salmos 102:25 – “Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos.”
Salmos 104:5 – “Lançou os fundamentos da terra; ela não vacilará em tempo algum.”
Isaías 24:18-20 – “E será que aquele que fugir da voz de temor cairá na cova, e o que subir da cova o laço o prenderá; porque as janelas do alto estão abertas, e os fundamentos da terra tremem. De todo está quebrantada a terra, de todo está rompida a terra, e de todo é movida a terra. De todo cambaleará a terra como o ébrio, e será movida e removida como a choça de noite; e a sua transgressão se agravará sobre ela, e cairá, e nunca mais se levantará.”
O justo tem perpétuo fundamento como construtor.
1 Coríntios 3:10 – “Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele”
Sobre o Fundamento dos Apóstolos.
Efésios 2:20-22 – “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.”
Ninguém pode lançar outro fundamento.
1 Coríntios 3: 11 – “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.”
Sólido fundamento para o futuro.
1 Timóteo 6:19 – “Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna.”
O firme fundamento de Deus permanece.
2 Timóteo 2:19 – “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.”
Lançou alicerce sobre a rocha.
Lucas 6:47-49 - Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.”
Lançou o alicerce e não pode acabar a obra.
Lucas 14:28-30 – “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.”