ESTUDO ESCRITO PELO BISPO EMIR
50º LIVRO
Tempestade
“E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado. E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos. E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que estais tão temerosos? Como não tendes fé? E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” Marcos 4:35-41
Introdução
- A tempestade e o perverso, ambos passam - “Como passa a tempestade, assim desaparece o perverso, mas o justo tem fundamento perpétuo.” - Provérbios 10:25
- O Senhor é esconderijo contra a tempestade - “E haverá um tabernáculo para sombra contra o calor do dia; e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva.” Isaías 4:6.
“E será aquele homem como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta.” Isaías 32:2
- Naturalmente a cor do céu indica tempestade - “E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não discernis os sinais dos tempos?” Mateus 16:3
- O Juízo trouxe tempestade de 40 dias e quarenta noites - “Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.” Gênesis 7:4
- O grande vento que matou os filhos de Jó - “Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.” Jó 1:19
- A tempestade que Jesus acalmou no Mar da Galileia - “E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.” Mateus 8:24
Jesus acalma a tempestade
- Essa tempestade lembra a arca de Noé, atirada de um lado para o outro, nas grandes águas que cobriam a terra.
Nota: O que é exatamente o tipo da igreja do Senhor Jesus Cristo, na pior das tempestades no geral e no pessoal nos dias atuais, no mar tempestuoso do mundo que vivenciamos. Todavia cremos indubitavelmente na promessa do Senhor que as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Versos 35 – “Naquele mesmo dia, sendo já tarde”. Foi no mesmo dia em que proclamava a Palavra por parábolas, sem descansar, saiu para libertar um homem completamente escravizado por Satanás.
Nota: Que exemplo glorioso e tão necessário deixou-nos para não sucumbirmos ao pensarmos tanto em descanso aqui, e corrermos o risco de não entrarmos em nosso verdadeiro descanso.
Necessitamos entender que o barco que o Senhor usara como púlpito estava sob os SEUS cuidados, e, apesar dos perigos de ameaças, não podia ir a pique. Assim está a igreja sob os SEUS cuidados, se realmente se dedica à Sua obra.
Versos 36 – “O levaram assim como estava”. Isto é, sem se alimentar fisicamente, nem com outra qualquer preparação
Nota: Nem mesmo saíra do barco em que passara ensinando as multidões.
Nota: Temos que entender que é comum passarmos por cansaço de corpo, mente e alma, chegando até a exaustão na insistência com o povo. Todavia não podemos desanimar.
Versos 37 – “Levantou-se grande temporal de vento”. O que realmente estamos observando que os ventos da adversidade batem em todos os seguimentos da sociedade humana principalmente visando atingir a igreja do Senhor.
O que presenciamos?
1) Dificuldade no comércio;
2) Alguém da família desvia-se do Senhor;
3) A enfermidade assola os membros queridos da família;
4) A morte entra no lar.
Lembremos do que lemos em Habacuque 3:16-19 - “Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; no dia da angústia descansarei, quando subir contra o povo que invadirá com suas tropas. Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervos, e me fará andar sobre as minhas alturas.”
E lembremos do slogan que o Senhor nos deu: “Haja o que houver, aconteça o que acontecer, venha o que vier, Jesus está voltando e iremos estar com Ele entre nuvens”.
Nota: Os ventos contrários batem no barco do lado de fora e os ventos da dúvida do lado de dentro.
Necessitamos entender que a viagem foi feita por ordem do Senhor. Ainda mais com Sua presença. Ele os acompanhava.
O que devemos entender?
Que nas provações, nos sofrimentos, Ele continua conosco.
Nota: O Senhor podia evitar essa tempestade, promovendo um passeio agradável com destino determinado. Todavia antes de ser o Pastor que dá a vida pelas ovelhas, ELE É O SENHOR. O que Ele faz é para glória de Deus. João 11:4 - “E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.”
Nota: Necessitamos entender que aqui na terra a igreja esta agitada por tempestades uma após outra. Entretanto necessitamos entender que enquanto Satanás se ocupa em levantar tempestades, o Senhor Jesus dedica-se a dissipa-las ou acalma-las.
Versos 37 – “E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.”
Entendemos que os marinheiros apesar de acostumados a estas ocasiões estavam a ponto de naufragarem. Todavia Jesus estava na popa, dormindo.
Versos 38 – “E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?”
Jesus dormia tranquilamente, em segurança. Diferente de Jonas dormindo em desobediência.
Mestre, não se te dá que pereçamos?
Nota: Na reação evidenciada por Jesus, entendemos que Ele está pronto a evitar que pereçamos em alguma tempestade, por mais pequeninos que sejamos.
Nota: A maior tempestade que nos envolvia com a sentença de morte, tivemos a Sua amorosa resposta. Sua humilhação, o seu sofrimento e a Sua morte na cruz em nosso lugar.
Versos 40 – “Por que estais tão temerosos? Como não tendes fé?”
Nota: O Senhor nos mostra que vale a pena exercer a fé, na hora da grande provação. Amém.
Hebreus 11:6 - “Sem fé é impossível agradar a Deus”. (Simplificado)
Entendemos que: O que não agrada a Deus vai desagradar e, agradar ao diabo.
Bispo Emir Castro de Macedo - 03set25
Nenhum comentário:
Postar um comentário